Seu escritório é movido por um prop´ósito claro ou é mais um na multidão?

Adaptamos a metodologia de Joey Reiman para o universo jurídico.

Joey Reiman foi eleito pela revista Fast Company uma das 100 personalidades que mudarão o modo como pensamos e trabalhamos.

Reconhecido como o “pai” da “ideiação”, ele se tornou referência quando o tema é o “propósito” das organizações, com aplicação nos negócios, explicando a importância de descobrir o que nos dá motivo para viver e propondo uma metodologia para fazê-lo.

Reiman analisa todos os aspectos envolvidos no ambicioso objetivo de comprometer e alinhar líderes, sócios, fornecedores, funcionários e clientes em torno de um propósito superior.

FAÇA UM TESTE RÁPIDO

Se pudéssemos levar o significado ao trabalho conosco, ou, melhor ainda, encontrar significado no trabalho, os escritórios de advocacia transformariam advogados em missionários, fariam descobertas no cafezinho e seriam beneficiados por pensamentos inovadores.

Aplicamos este teste em nossos projetos de consultoria

No decorrer dos anos ajudando escritórios de advocacia a avançarem em gestão, descobrimos que temos um ativo de dados que podem ser compartilhados e com isso temos aprendido que ainda há muito espaço para os sócios avançarem em seus objetivos de ter uma gestão ainda mais madura.

O propósito é uma força de atuação capaz de abranger muito mais do que apenas a entrega pelos serviços pagos.

É alcançar a capacidade de abranger interesses maiores e impactar a comunidade local.

Para identificar o propósito do escritório é preciso ter o foco nas origens, como ela surgiu, quais princípios e intenções ainda existem, não pode se basear em pesquisas de mercado para descobrir como satisfazer as expectativas dos clientes – a inspiração deve ser interna.

O escritório deve desempenhar um papel importante na comunidade local, não apenas na geração de lucros para os sócios.

Uma vez descoberto esse papel, ele proporcionará o escritório sustentabilidade e direcionamento para sua marca e serviços.

Seu escritório se posiciona como?

Avalie a relação entre a excelência emocional: imagem positiva de sua marca na comunidade local, e operacional: capacidade de entrega com eficiência

RESULTADOS

Veja os resultados de 151 Avaliações

ORGANIZAÇÃO TEM POR MOTIVAÇÃO...

Resumo do conceito
Sobreviver: Foco na sobrevivência do escritório e na concentração dos resultados para os sócios.

Sonhar: Foco em um conceito etéreo e pouco alcançável. Importa mais "imaginar" do que entregar.

Proteger: Como em uma estrutura militar o foco é proteger o escritório, não são abertos a abertura de sociedade e em dividir resultados.

Fazer a diferença: Têm uma preocupação genuína com o todo (sociedade, colaboradores e clientes), são escritórios colocados no mundo para promover mudanças estruturais, mesmo que em uma pequena comunidade.

É LIDERADA POR...

Resumo do conceito

Chefe: Uma figura que se importa com pouco além do lucro, foca no operacional e em resultados de curto prazo. São a grande maioria no topo dos escritórios.

Guru: Aquele com propósitos elevados demais. Uma obsessão por fazer história ofusca a sua visão de gestão e resultados práticos.

General: Tem foco no controle e trata o escritório como uma fortaleza. Tem como única visão e objetivo manter todos com a produtividade extremamente alta o tempo inteiro. Adora micro-gerenciar e tem dificuldades de delegar.

Herói: O líder demonstra não só a vontade e determinação de cumprir as metas, mas fazê-lo da melhor maneira possível. Líderes não só administram, mas visam centros de excelência.

A EQUIPE...

Resumo do conceito

Trabalhar duro: Trabalham duro por dinheiro, não entendem a amplitude do impacto que causam na vida de seus clientes. São como mercenários.

Aéreas: Equipe com uma visão e que imaginam um mundo melhor, mas não conseguem concretizar. Frequentemente são ótimos colegas, mas não necessariamente sabem trabalhar bem em equipe.

Fechada: Pessoas fechadas são dogmáticas, autocráticas e tendem a querer tudo do seu jeito. Protegem seu cargo como cães de guarda, mesmo que signifique a falha da equipe.

Atende a um chamado: Colegas autênticos que não só dão seu melhor, mas procuram ajudar a equipe a fazer o mesmo. Tomam decisões focadas, mantendo a visão de que tudo o que fazem, irá impactar vidas, por seu ofício.

AS DECISÕES...

Resumo do conceito

Portas fechadas: As decisões simplesmente chegam e todos têm que absorver, mesmo sem compreender bem o contexto e o "porque".

Topo de uma montanha: Decisões centrados em líderes e não no grupo. O foco nem sempre é aprimorar o escritório os resultados dos clientes; mas só ser o melhor.

Púlpito: O líder que, em sua própria visão é superior. A sua decisão é a melhor e isso é incontestável.

Mesa redonda: A equipe participa ativamente das tomadas de decisões. A dependência mútua é o mais recente esporte coletivo. Todos sabem onde e como chegar.

O PENSAMENTO...

Resumo do conceito

Mecanizado: O tipo de escritório limitado tecnologicamente e/ou que culpa a tecnologia, as ferramentas ou fatores operacionais por sua ineficiência. "O sistema não me permite alterar isso."

Inovador: Investe muito em tecnologias e ferramentas, mas não as usa para aprimorar os resultados para o cliente. Não se preocupar muito com os lucros, mas em ter a última novidade tecnológica. Pensar em maneiras novas e diferentes para cada problema é algo comum.

Convencional: A rotina impede que novas soluções sejam formuladas. "Se aquela tecnologia/ferramenta funciona, pra que gastar com uma melhor?"

Revolucionário: A criatividade e a iniciativa são aplicados naturalmente. Distinguir obstáculos e passar por eles é algo comum. Erramos rápido para aprendermos rápido.

COMO ENXERGAM NEGÓCIOS...

Resumo do conceito

Olhos fechados: Simplesmente bater a meta diária é suficiente. Não pensar além do hoje é o normal a se fazer. Advogado cumpridor de prazos.

Olhos arregalados: Ainda que sejam criticados, estes sempre observam o mundo dos negócios para concretizar seus sonhos.

Olhos ferozes: Veem os negócios como um campo de batalha. Aquele que não tem lucro morre, e quem lucra mais vence.

Olhos bem abertos: Enxergam os negócios como parte de algo maior. Sua atuação pode realmente afetar sua comunidade local.

A POSTURA É...

Resumo do conceito

Mecanizado: O tipo de escritório limitado tecnologicamente e/ou que culpa a tecnologia, as ferramentas ou fatores operacionais por sua ineficiência. "O sistema não me permite alterar isso."

Inovador: Investe muito em tecnologias e ferramentas, mas não as usa para aprimorar os resultados para o cliente. Não se preocupar muito com os lucros, mas em ter a última novidade tecnológica. Pensar em maneiras novas e diferentes para cada problema é algo comum.

Convencional: A rotina impede que novas soluções sejam formuladas. "Se aquela tecnologia/ferramenta funciona, pra que gastar com uma melhor?"

Revolucionário: A criatividade e a iniciativa são aplicados naturalmente. Distinguir obstáculos e passar por eles é algo comum. Erramos rápido para aprendermos rápido.

ESSA ORGANIZAÇÃO EXISTE ...

Resumo do conceito

Sobrevivência dos donos: É como uma fazenda que planta somente o necessário para o consumo dos donos.

Clientes e equipe: As melhores ideias surgem de padrões elevados, mas não adianta ter a melhor ideia do mundo e não saber concretizá-la.

Acionistas: Estes escritórios trabalham para bater a meta dos sócios. Se a meta sobe de repente, a máquina tente a quebrar.

Todos: O escritório que não só cumpre suas metas, mas procura manter o fluxo de novos negócios e aumentar a competitivia e eficiência dos clientes.

Faça um teste rápido

O propósito do seu escritório de advocacia está bem definido e é claro para todos, clientes e equipe?

Considera operar com um propósito que conecta clientes e equipe de verdade?

Entre em contato com nossa equipe

Cadastre seu email aqui

Receba análises e orientações sobre o que há de mais moderno em gestão para o universo jurídico