Como definir honorários

A pressão por alternativas reais à forma como os advogados estão cobrando seus honorários está crescendo a um ritmo dramático. Muitos clientes ainda encaram os serviços jurídicos como custos, por outro lado os escritórios de advocacia querem atrair, reter e crescer sua base de clientes, e um dos pilares deste crescimento é saber desenvolver novas estratégias de preços para permanecerem competitivos.

Nossa formação como gestores financeiros e o conhecimento incomparável coletado por anos atendendo escritórios de advocacia e seus modelos de negócios, nos posiciona de forma única para auxiliar os escritórios de advocacia na criação de uma política de precificação.

Recentemente realizamos uma pesquisa com 127 Escritórios com a seguinte pergunta: Como você precifica seus honorários?

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Não há uma concentração de advogados fazendo uma boa gestão de honorários.

Além disto uma das coisas mais veladas na Advocacia é saber o valor cobrado pelo concorrente. Neste caso a tabela da OAB ou qualquer outro instrumento é inócuo.

Nossos consultores tem a seguinte atuação prática:

  1. Ajudamos a analisar e usar todos os dados que compõem o custo do seu escritório: Nossos especialistas irão mostrar como transformar dados de custo existentes em informações acionáveis ​​através da análise de dados. Ajudaremos você a dividir projetos, assuntos de transação ou tipos de litígios em suas partes componentes e avaliar variações típicas para que você possa fazer suposições racionais no cálculo de honorários no futuro.
  2. Trabalhamos com seus advogados sobre como reestruturar seus projetos através de melhores escolhas de pessoal, delegação e uso de tecnologia, a fim de reduzir os custos de entrega e melhorar as margens.
  3. Treinamos e desenvolvemos habilidades de gerenciamento de projetos: Nossos consultores fornecerão treinamento específico para desenvolver habilidades para ajudar seus advogados a definir melhor os objetivos e restrições, mapear etapas de projeto, identificar recursos, estimar custos e estabelecer um cronograma para que o trabalho do cliente seja entregue dentro do prazo e orçamento sem surpresas.
  4. Ajudamos a definir seus alvos, com a criação de uma lista de clientes potenciais (wish-list): Trabalharemos com você para segmentar sua base de clientes e linhas de produtos para identificar os clientes mais apropriados e questões de preços alternativos para que seu escritório esteja posicionado para se mover proativamente nesta questão de competitividade no mercado.
  5. Como se organizar para vender melhor: Ajudaremos você a enquadrar melhor a discussão de honorários com seus clientes e conduzir reuniões mais persuasivas para determinar o modelo de preços ideal para cada situação, garantindo que as metas do escritório e do cliente sejam alinhadas.
    • Lhe ensinaremos técnicas:
      • Perguntas abertas
      • Contextualização
      • Engramas
      • Contrastes, entre outras técnicas

Entenda melhor os benefícios colaterais:

Você terá uma visão mais assentada do que chamamos de “custo de servir”, e terá ainda mais segurança sobre lucros e prejuízos na hora de desenvolver uma estratégia de precificação. Com isto sua percepção de preços estará mais estabelecida no mercado, o que com o tempo atrairá novos clientes e melhorará seus relacionamentos com os existentes, trabalhando proativamente com eles em opções de honorários mutuamente benéficas.

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O próximo passo!

Contate-nos para entender melhor como é nossa atuação prática.

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