Fizemos uma compilação de 77 entrevistas de desligamento de advogados e descobrimos que há uma série de oportunidades para aprimorar as relações de trabalho com os escritórios e, principalmente desenvolver vínculos mais duradouros em uma cultura de excelência.
A Advoco ajuda alguns escritórios de advocacia no processo de desligamento de advogados, a partir de uma metodologia simples de avaliação dos “porquês” da saída dos advogados e assim, revelar à liderança do escritório, causas-raízes e principalmente, caminhos para aprimorar as relações no futuro.

Muitos especialistas dizem que o mercado de advogados está saturado, por outro lado há milhares de vagas disponíveis, o que demonstra que o mercado ainda está aquecido e que há, naturalmente, uma disputa pelos melhores profissionais.
Portanto, tornou-se fundamental aplicar de forma ainda mais profissional a gestão de pessoas.
É preciso falar naturalmente no seu escritório de iniciativas como:
• Quadro de advogados ativos na OAB em Março de 2022 – aumento de 16% nos últimos 04 anos
Um raio X de 77 entrevistas de desligamento de advogados
Alguns dos fundamentamos utilizados para a aplicação da entrevista de desligamento são baseados no livro de Daniel Pink: Drive, onde discorre sobre os novos paradigmas da motivação.
Um dos mais importantes, trata da autonomia e o quanto o colaborador pode, de fato, aplicar suas habilidades no dia a dia do trabalho.
Dos 77 entrevistados, pouco mais de 1/3 disseram que usavam suas habilidades no escritório.
Você usou efetivamente todas as suas habilidades enquanto trabalhou conosco no Escritório?

No Data Found
Os padrões antiquados e a inflexibilidade, são pontos chave para a desmotivação.
Este foi um dos fatores pela qual apenas 6 em cada 10 respondessem que, ou não foram desafiados, ou o escritório conduziu de forma inadequada e os fez decidir sair.
Desafiar as pessoas a atingirem um nível superior de conhecimento e habilidades é uma forma de ajudá-los a alcançar maturidade na carreira.
Você foi desafiado a buscar novas formas de fazer as coisas ou a desenvolver novas habilidades para avançar em conhecimento e experiências?

No Data Found
Não há uma preocupação genuína com a formação e desenvolvimento de profissionais.
Um ponto relativamente comum em outras áreas do mercado, aparentemente os sócios dos escritórios de advocacia já querem os profissionais prontos.
O sócio ou líder para quem eu me reportava estava genuinamente disposto a ajudar em seu desenvolvimento de carreira?
Um ponto fundamental é ter uma estrutura capaz de facilitar o dia a dia do advogado, como computador, internet, e outros elementos que ajudam na comunicação.
60 profissionais responderam que tinham os recursos adequados para realizar o trabalho.
Quão difícil foi para ter o que é preciso para trabalhar bem na escritório?

No Data Found
Estabelecer oportunidades reais de crescimento ainda não é uma prática explorada pelos sócios, o que significa dizer que ainda há um foco grande na manutenção da estrutura hieráráquica atual.
Quantas oportunidades para crescer profissionalmente você teve na escritório?

No Data Found
No estudo realizado por Daniel Pink em centenas de empresas pelo mundo, ele constatou que: “O melhor uso do dinheiro como motivador [vem de] pagar às pessoas o suficiente para tirar a questão do dinheiro da mesa: pagar o suficiente para que elas não pensem em dinheiro e estejam pensando no trabalho.”
Essa talvez seja a melhor forma de entender o que é ‘pagar bem’: fazer as pessoas focarem em realizar um trabalho de excelência.
Pouco mais de 1/3 relatou que era bem pago no escritório.
Você foi bem pago nesse escritório?

No Data Found
Os advogados querem reconhecimento por seu trabalho.
Quando um escritório ignora os esforços e as realizações de um profissional, ele pode buscar valor em outro lugar.
É importante ter um ambiente que valorize os bons profissionais para que se sintam parte integrante do escritório.
Aproximadamente 80% dos entrevistados revelaram que eram tratados com justiça
Você foi tratado de forma justa pelos sócios e/ou liderança?

No Data Found
O desafio central de qualquer gestor em toda e qualquer empresa é fundamentalmente engajar seus colaboradores.
Há um sem-número de publicações, livros e especialistas palestrando por todo o mundo sobre como MOTIVAR pessoas e tirar delas todo seu potencial.
No ebook “O principio da cenoura”, os autores revelam que o princípio da motivação é o reconhecimento.
A pesquisa revelou que mais de 1/3 dos entrevistados nunca ou quase nunca tiveram elogios/reconhecimento sobre seus trabalhos.
Com que frequência o sócio responsável ou líder elogiava seu trabalho?

No Data Found
Estabelecer expectativas realistas é fundamental para que nenhumas das partes tenha qualquer tipo de frustração nas relações.
Expectativas muito altas depositadas no colaborador devem ser respectivamente retro-alimentadas com boas condições de trabalho, reconhecimento e boa remuneração.
Como eram as expectativas do sócio ou líder para quem você se reportava?

No Data Found
Importante saber a avaliação dos advogados, em sua saída, sobre as decisões da liderança.
O quão certas eram as decisões do sócio ou líder para quem você se reportava?

No Data Found
Em 2014 escrevemos um ebook sobre “Gestão pé no chão”, com uma visão clara da importância do diálogo e do compartilhamento de ideias.
“Ouvir” as pessoas de verdade é a chave para uma gestão colaborativa e madura.
Quase metade dos entrevistados revelou que nunca ou quase nunca suas opiniões eram ouvidas.
Com que frequência o sócio ou líder escutava as opiniões dos advogados e demais colaboradores?

No Data Found
Ouvir uma voz dissonante é além de tudo, estar aberto a novas opções sobre pontos que, talvez, o líder não tenha se atentado, e também demonstrar humildade e reconhecer que pensamentos divergentes podem ser muito positivos.
A pesquisa revelou que mais de 40% julgou que é difícil ou muito difícil discordar dos sócios ou líderes
Quão fácil era discordar das decisões do sócio ou líder para quem você se reportava?

No Data Found
Demonstrar equilíbrio, mesmo em meio as diversidades, é uma caracteristica essencial exigida dos líderes.
Quanto mais há esse equilíbrio no escritório, mais o clima como um todo é afetado positivamente.
A pesquisa revelou que quase 1/3 dos sócios/líderes, não lidavam bem com os problemas do dia a dia.
Como o sócio ou líder para quem você se reportava suportava e lidava com os problemas do dia a dia?

No Data Found
A bom e velho lema: “trabalho em equipe”, faz com que o ambiente do escritório tenha um clima muito melhor para todos e afeta as relações no curto, médio e longo prazos.
Os relatos dos entrevistados revelam que a grande maioria, quase 70%, avaliou bem o trabalho em equipe.
Como os membros da equipe trabalhavam juntos para chegar ao seu objetivo?

No Data Found
Um ambiente de stress é um dos fatores mais preocupantes para o bom clima organizacional.
Quase 70% dos entrevistados revelaram que ficavam estressados no ambiente de trabalho.Em uma semana comum, o quanto você ficava estressado no trabalho?

No Data Found
O equilíbrio necessário entre vida pessoal e profissional foi um dos fatores mais mal avaliados pelos entrevistados.
Quase 70% revelou que o equilíbrio era difícil ou muito difícil
Quão fácil foi equilibrar a vida profissional da pessoal nesse escritório?

No Data Found
A pesquisa revela que a grande maioria dos entrevistados não possuía plano de saúde pago pelo escritório.
O seu plano de saúde era melhor do que o dos escritórios concorrentes?