Aumentar a base de clientes é uma preocupação legítima de qualquer profissional autônomo, e isso também se aplica à advocacia. Temos observado aqui na Advoco um aumento no número de advogados que nos procuram com a mesma pergunta: como advogados aumentam sua base de clientes sem ferir o código de ética da OAB

A crise econômica, somada à quantidade de advogados que só vem crescendo nos últimos anos (atingiremos 1 milhão de advogados ativos até 2017 no Brasil), faz com que a “briga” por novos clientes vá ficando mais acirrada. Pequenos e médios têm que usar a criatividade na hora de captar novos clientes. Mas até que ponto essa criatividade pode ir, sem ferir nenhuma das normas do provimento 94/2000?

Os desafios para captação de clientes

Captar clientes na advocacia é igual a criar e manter relacionamentos. Isso já não é segredo para ninguém. Porém, a tecnologia vem modificando a forma de se relacionar com os atuais e futuros clientes, e criando novas possibilidades para os advogados. Existem diversas maneiras de utilizar o conteúdo a seu favor, e sem ferir o código de ética. Uma delas é o marketing de conteúdo.

Com toda certeza você já ouviu esse termo por aí, mas será que você tem aplicado essa importante ferramenta da maneira correta no seu escritório? Desde as publicações que você faz no seu Facebook, até a opinião dada a um colega de profissão durante uma conversa informal no fórum, por exemplo, podem ser consideradas marketing de conteúdo, porque você está reforçando sua autoridade em algo. Está reforçando o quanto você domina algum assunto, ou o quanto você é capaz de criar uma argumentação sólida rapidamente.

Um exercício rápido

Agora faça um exercício rápido… vá lá no seu LinkedIn, ou mesmo no Facebook, e analise suas últimas publicações. Sobre o que você fala? De alguma maneira elas reforçam sua postura enquanto especialista? Reforçam sua autoridade em algo? Essas duas mídias sociais já são excelentes ferramentas de marketing de conteúdo, e estão aí, na palma da sua mão (via celular) o tempo todo, e provavelmente você está desperdiçando diversas oportunidades de usá-las a se favor.

Caminhos para solução

Mas é claro que existem outras maneiras de fazer marketing de conteúdo, porém de forma mais estruturada e profissional. Foi para falar sobre isso que criamos a Semana do Marketing Jurídico: um evento 100% online e 100% gratuito para discutir as mais modernas práticas de marketing jurídico. Você poderá assistir às aulas em vídeo quando e onde quiser durante a semana, e também terá a possibilidade de interagir com os demais membros e com a gente – estaremos durante toda a semana à disposição para trocar experiências e tirar suas dúvidas. Além disso, iremos propor atividades práticas para você colocar a mão na massa e aplicar o que está aprendendo.

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