Hoje escritórios de advocacia estão muito empenhados em melhorar seus negócios, ativar em seus advogados o engajamento, aumentar sua clientela, melhorar sua eficiência, melhorar sua visibilidade em vários lugares, inclusive no mundo online, mas isto significa que você quer mudança de verdade ou apenas aplicar as palavrinhas mágicas do empreendedorismo de palco?

Muitos advogados estão repetindo palavras da moda como:

  • disruptivo
  • mindset
  • estratégias
  • inbound marketing
  • mundo VUCA
  • entre outras frases de efeito…

Tem muita gente querendo mudar, mas não sabem bem como estas palavras ditas por aí e pregadas nos palcos do “empreendedorismo”, podem realmente fazer diferença em seus escritórios.

Será que além de advogado vou ter que me tornar um empreendedor? Um marketeiro? Um vendedor? Ou uma outra coisa que não fui preparado durante toda minha carreira?

Escrevemos há algum tempo sobre como o nível de inconformismo pode ser um forte fator motivacional para que mudanças de verdade aconteçam. (Veja neste link)

Separamos aqui algumas das principais demandas que temos recebido em 2017.

Uma série de incômodos que estão impedindo negócios jurídicos de avançarem, que estão tirando a energia, o tempo e até o profissionalismo de muita gente.

As principais reclamações ouvidas por nós este ano

  1. estou perdendo alguns clientes e meu fluxo financeiro está sendo afetado por isto
  2. tenho muito mais clientes reclamando, estão muito mais exigentes com prazos e qualidade
  3. tenho clientes que não valem mais a pena. A relação de honorários versus tempo e energia dedicados está totalmente desequilibrado, mas não posso dispensa-los sem colocar outro melhor no lugar, o dinheiro é vital
  4. as pessoas que trabalham comigo estão reclamando muito mais, estão cansadas e não veem aqui um futuro certo na carreira
  5. minha equipe está perdendo prazos, principalmente os administrativos e o pior, quando não há prazos para cumprir, não resolvem as outras coisas ou investem em aprender coisas novas
  6. a energia de antes já não é mais a mesma, estamos como “zumbivogados”
  7. nossa qualidade técnica não é mais suficiente para nos diferenciar
  8. quando você vê gente aparentemente menos capacitada avançando no mercado
  9. quando você quer ir por um caminho e seus sócios por outro (desalinhamento de ideias e atitudes)
  10. quando seu propósito de vida não se conecta mais com sua atuação profissional

Há aqui uma mistura de frustrações, demandas por melhorar os negócios, por ter a visibilidade da marca aumentada, pois lidar com a concorrência é um desafio e nenhum cliente durará para sempre, além de ter profissionais realmente como evangelizadores do escritório. Gente boa mesmo ao lado.

Contudo, mudanças estruturais só acontecem de fato quando o nível de inconformismo sobrepõe o nível de acomodação e as resistências à mudanças.

Tem gente que sofre muito com todos os 10 pontos acima de uma vez só. Todos ao mesmo tempo misturados e agora.

As dúvidas fundamentais

  1. Então o que realmente impede os advogados de avançarem?
  2. O que os escritórios mais bem sucedidos estão fazendo?
  3. Por que os advogados que lá trabalham tem tanta energia mesmo em meio a forte carga de trabalho?

A resposta para todas estas questões é só uma: a mudança é essencial.

De que tipo de mudança estamos falando

Mudança na forma de pensar negócios jurídicos, mudança na forma de gerir pessoas, mudança na forma de enxergar que posturas e ações que deram certo no passado, em sua maioria não se encaixam mais com as exigências de hoje.

Em outras palavras, a disposição para mudanças é mais importante até do que conhecer todas aquelas palavras da moda ditas lá em cima.

Avançar no mercado jurídico hoje é mais uma questão altitudinal do que de conhecimento, seja ele qual for.

Pois você não precisa saber tudo, óbvio, mas precisa entender que a aplicação do saber em determinados setores é fundamental, e para que isto não fique no mundo das ideias, é preciso ter uma postura de inconformismo. Só assim a mudança acontecerá é o escritório poderá avançar.

Se você respondeu positivamente a pelo menos 4 dos 10 pontos acima, então você precisa urgentemente ativar uma mudança genuína na forma de pensar negócios jurídicos, liderança jurídica e principalmente, o papel que a mudança é essencial.

por André Medeiros – sócio na advoco brasil

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