Perder clientes nos tempos atuais é uma heresia.  Uma imagem tão forte quanto entrar na igreja e cuspir na cruz num domingo de missa. Você tem perdido clientes? Então precisa de um CRM!!

O que é CRM?

Como já falamos no artigo anterior, o CRM é uma abordagem para gestão de clientes a partir de uma visão mais estrutura de relacionamento, tanto para novos (potenciais), quanto para clientes atuais.

CRM significa Client Relationship Management, ou em português: Gestão de Relacionamento com Clientes.

É uma coisa inventada pelos americanos que mistura uma boa dose de empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro, como também, ferramentas capazes de auxiliar os próximos passos para que a relação com o cliente seja o mais duradouro possível.

Por todos os escritórios que passamos a implantação do CRM funciona como a inteligência máxima para estabelecer um relacionamento com os clientes e potenciais clientes.

Isto ajuda a estabelecer uma reputação sem precedentes e capaz de garantir a sustentabilidade dos negócios no longo prazo.

Uma visão do que está acontecendo no mercado

Acontece que temos recebido alguns pedidos de ajuda, pois está havendo uma sequência de saída muita alta de clientes em alguns escritórios, não porque a crise economica apertou ou eles não têm mais demandas jurídicas, mas porque os escritórios estão errando e muito na gestão do relacionamento com clientes.

A primeira coisa que perguntamos é: Por que você tem perdido clientes? E as respostas são sempre evasivas, ou apenas supostos motivos. Não obtivemos uma resposta que demonstre a causa-raiz. Em alguns casos, a crise econômica ou mesmo o nível de exigência desmedido dos clientes são motivos apresentados.

Veja neste artigo uma reflexão interessante: 13 passos para se perder um cliente.

Quando perguntamos aos sócios de escritórios de advocacia o que é CRM, 9 em cada 10 não sabem do que se trata e o ultimo sugere algo relacionado ao conselho regional de medicina.

Infelizmente isto é compreendido, pois não lhes fora ensinado o que é, como instrumentos do mundo corporativo podem lhes serem úteis na gestão de seus escritórios, na gestão de seus negócios.

Em nosso próximo artigo iremos falar sobre o passo-a-passo para criação de um CRM capaz de estabelecer uma visão única sobre a gestão do relacionamento com clientes.

 

por André Medeiros – sócio da Advoco Brasil

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