Por que seu escritório deveria desenvolver uma estratégia

... ainda em 2015

Definir uma estratégia não é mais uma opção para gerir melhor os negócios, mas sim uma questão de sobrevivência e atitude.

Definir uma estratégia é saber exatamente onde o escritório vai chegar, como usará seus recursos para tal e principalmente, como suas escolhas no nível tático e operacional irão refletir sobre a sua própria existência.

Faça uma autoavaliação! Em qual nível seu Escritório está?

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Nível mais Rudimentar

Não há o planejamento estratégico propriamente dito.
A gestão do Escritório é feita de forma totalmente reativa.
As decisões são tomadas sem muita avaliação, ou de forma intuitiva, e sem considerar informações internas e externas que sirvam de fundamentação – tentativa e erro.
Os objetivos não estão muito claros e a estratégia, mesmo que não declarada, é de sobrevivência e voltada principalmente aos interesses dos sócios, ou interesses meramente financeiros.

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Nível Básico

o planejamento estratégico existe, no entanto, é superficial. As informações internas e externas usadas não são abrangentes o suficiente para a definição das estratégias.
O nível de competitividade, nesse caso, é muito baixo.
Normalmente, as estratégias estão na cabeça dos sócios e, mesmo quando compartilhadas, é feito de maneira informal e pouco abrangente no escritório.
Os indicadores, quando existentes, nem sempre possuem histórico, evolução favorável ou não permitem uma avaliação sistêmica do desempenho do negócio.
O controle das ações é esporádico.
Em resumo, o escritório não é visto como uma empresa e o pensamento dos sócios não é um pensamento empresarial.

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Nível de Excelência

o planejamento estratégico, seu desdobramento e seu controle são estruturados e sistematizados.
Os indicadores usados permitem uma visão sistêmica e sua maioria apresenta evolução favorável.
Há resultados acima dos níveis de referenciais comparativos utilizados, ou seja, o desempenho é superior em relação aos escritórios concorrentes. 
A revisão e atualização das estratégias e planos estabelecidos é sistematizada.
O aprendizado é levado em consideração nas etapas de planejamento, execução e controle das atividades.
Além disto, os advogados e demais membros do escritório têm uma visão de futuro consistente, sabem onde e quando vão chegar. 
Toda a equipe é madura em relação ao quê fazer, quando fazer e, porque fazer. As rotinas de trabalho são claras e os processos de trabalhos estão conectados à estratégia.

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Conceituação - o que é realmente um Planejamento Estratégico

para escritórios de advocacia

Formulação e implementação da estratégia são processos contínuos e integrados que visam tomar decisões que estabeleçam a natureza e a direção futura do Escritório em termos de negócios, serviços, mercados em que vai atuar e vantagens competitivas, organizando sistematicamente um plano de ação para a execução destas decisões.

Determinam e revelam o propósito organizacional, com foco em priorizar a alocação de recursos, descrevendo as condições internas de resposta ao ambiente externo e a forma de modificá-las, com vistas a seu sucesso e perpetuação.

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Esta é a definição, mas no fundo a Estratégia nada mais é do a definição de um novo patamar de negócios estabelecido pelo(s) sócio(s) e o caminho prático de como chegar lá!

Para isto, é necessário definir um bom plano de ação, que é a ferramenta que fará com que o escritório tenha uma visão estruturada para tirar as estratégias do papel.

Nós temos uma ferramenta que conecta as ações às estratégias de uma forma simples de gerir o projeto como um todo, a saber:

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Como é a metodologia simplificada para tirar as estratégias do papel?

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Esta é uma visão muito profissional de gerir negócios jurídicos e requer um investimento de tempo e dedicação muito intensos dos sócios para que realmente dê certo.
Seguir com uma estratégia é a única forma de determinar um futuro mais assertivo para os negócios, além de possibilitar uma gestão com menos stress, mais profissional e acima de tudo, focada no alcance de metas.

por André Medeiros

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