O termo VUCA está virando o novo queridinho no mundo dos negócios no Brasil, mas como na maioria das vezes estamos bem atrasados em relação ao que de mais moderno está se discutindo em temos de gestão no mundo desenvolvido. Como é o mundo VUCA e a advocacia?

Em primeiro lugar, O que significa termo VUCA?

O termo VUCA é um acrônimo e significa: volátil, incerto, complexo e ambíguo.

O termo foi criado pelo exército dos Estados Unidos durante a guerra no Iraque para descrever a situação caótica em que se encontravam.

Em resumo:

  1. o que costumava parecer estável tornou-se cada vez mais volátil.
  2. embora tenhamos mais dados do que nunca, estamos mais incertos sobre o futuro do que nunca.
  3. em um contexto globalizado, o mundo tornou-se extremamente complexo. No geral, somos menos claros sobre as coisas do que nunca.

Como era a expectativa em meio a guerra?

Com todo o poderio americano, toda a estratégia, toda a tecnologia envolvida e a superioridade em termos de armas, além do apoio de aliados, foram mortos quase 5.000 soldados americanos e mais de 25.000 civis, além de mais de 100.000 feridos.

Em outras palavras: ter tido vitórias no passado, ser grande, forte e poderoso, não significa que teremos os melhores resultados hoje.

Um general americano disse: quando achamos que uma cidade estava tomada, então sofríamos baixas expressivas porque um homem bomba explodia tudo, e então isto reacendia a revolta de civis e tudo volta a estaca zero.

As velhas formas de fazer as coisas não está mais funcionando

Os estrategistas militares não entendiam como as velhas técnicas não estavam resolvendo.

A guerra e o número de mortos e feridos estavam provando isto.

A máxima americana: Como assim? Vocês sabem com quem estão falando?! Somos o exército dos Estados Unidos. O maior exército do mundo!

Então um general disse: Vivemos em um mundo VUCA. Ou apreendemos a lidar com ele, ou não venceremos a guerra.

o mundo VUCA e a advocaciaO mundo dos negócios adotou a abordagem VUCA

Uma das únicas formas de lidar com os desafios impostos no mundo atual é ter uma leitura de que as coisas não se resolvem mais como antes.

Desenvolver estratégias para 3 ou 5 anos à frente, pensar em visão, missão é valores como no século passado é motivo de risada para o mundo VUCA. Adotar práticas acadêmicas em um mundo que exige uma adaptação constante, é tido hoje como piada.

Então em qual cenário o advogado se encontra:

  • Os clientes mais fiéis estão nos trocando com uma facilidade incrível
  • A “crise” virou a principal desculpa pra reduzir investimentos e manutenção dos contratos. Mesmo quando sabemos que muitas empresas estão crescendo e se destacando, mesmo em meio à crise
  • As constantes crises políticas e econômicas afetam a tudo e a todos
  • As pressões por prazos menores estão cada dia maiores
  • Clientes querem “advisers” mais do que advogados
  • Clientes querem tudo, a tempo e a hora

Novas habilidades são necessárias para lidar no mundo VUCA

Para lidar com estas realidades advogados precisam desenvolver novos conhecimentos e experiências para ativar outras e novas habilidades essenciais (inclusive emocionais), necessárias para atuarem neste contexto.

Habilidades que são consideradas essenciais para lidar no mundo VUCA: discernimento, simplicidade, autoconsciência, prontidão, capacidade de adaptação, resiliência e perseverança. Obviamente que isto não é promessa de solução para o mundo VUCA.

Existe alguma solução para o mundo VUCA?

O mundo VUCA não é algo a ser resolvido. É preciso aprender a lidar com ele. As tentativas de simplificar a complexidade ou de quebrar a volatilidade, a incerteza e a ambiguidade em partes menores e menores, na esperança de que cada uma possa ser resolvida é um ledo engano.

Uma coisa é certa, o mundo VUCA não se resolve com as mesmas velhas e boas fórmulas do passado. O pensamento e comportamento tradicionais de poder e autoridade, são motivos de risada neste cenário!

E como o mundo VUCA se conecta hoje com a advocacia?

É simples, advogados precisam de um amplo conjunto de habilidades que possam implementar de forma rápida e flexível para lidar com as causas profundas dos problemas atuais dos clientes. As implicações práticas para os advogados modernos é basicamente encarar esta realidade de uma forma diferente. O tal mindset!

Em nosso próximo artigo iremos trazer alguns caminhos para que o advogado possa lidar com o mundo VUCA.

E aí no seu escritório, você acredita que as velhas formas de olhar os problemas, lidar com os clientes é a mesma? Quais são seus desafios? Compartilhe com a comunidade de advogados!

por André Medeiros – sócio na Advoco Brasil

Facebook Comentários

Leave a Reply

Desenvolvendo Escritórios de Advocacia - Advoco Brasil (11) 4890-2353 - contato@advocobrasil.com.br