Todo grande escritório de advocacia tem uma estratégia competitiva. Nas escolas de administração e marketing se aprende desde cedo que qualquer estratégia precisa incluir a análise sobre a concorrência.

Tudo que se aprende, na escola, ou na marra, é que você deve estudar seus concorrentes. Contudo, será que este modelo realmente ajuda no dia a dia?

Outro dia vimos em um escritório uma quadro de acrílico enorme com uma tabela sobre o posicionamento dos concorrentes. Achamos incrível e perguntamos como eles usavam aquelas informações.

Eles, como a maioria dos advogados a quem perguntamos, aprendem de forma muito empírica como fazer análises de competitividade, mas neste caso em especial, foi surpreendente e qualquer analista de benchmarking iria ficar orgulhoso.

No quadro com vários post-its se lia-se uma sequência incrível de diferenciais e ações:

Era mais ou menos isto que estava escrito em post-its por toda a parede

Eles desenvolveram um modelo chamado DISCAR: Descartar, incluir, simplificar, criar, aumentar ou reduzir.

Eles estavam fazendo basicamente o que chamamos de “curva de valor“, ou seja, deixar claro para todos quais são os diferenciais percebidos e o posicionamento do escritório. Eles tinham respostas para tudo quando perguntado: qual é o seu diferencial?

Muitos escritórios estão preocupadíssimos em fazer marketing, marketing jurídico digital e tudo o mais que engloba a divulgação da marca. Isto é correto e não se pode deixar de lado.

Contudo, para ter sucesso espetacular em um escritório de advocacia, é preciso colocar todas as coisas em ordem, o marketing é pandas uma delas.

É preciso saber analisar o mercado, mesmo antes de pensar em marketing. Só assim será possível desenvolver um posicionamento e um diferencial claro para o mercado.

E você? Acha que pode desenvolver o modelo DISCAR aí no seu escritório? Acha que pode fazer uma análise de competitividade e colher bons frutos disto?

por André Medeiros – sócio na Advoco Brasil

Facebook Comentários

Leave a Reply

Desenvolvendo Escritórios de Advocacia - Advoco Brasil (11) 4890-2353 - contato@advocobrasil.com.br